03 Jun
03Jun

Atualmente, o IGP-M é o índice mais utilizado nos contratos de locação e leva em conta a variação de preços de bens e serviços, bem como de matérias-primas utilizadas na produção agrícola, industrial e construção civil.

Somente em 2021 ele (IGP-M) acumulou alta de 17,78% e, em 2020 de 23,14%, o que fez muita gente buscar outros índices para o reajuste do contrato.

Assim surge o IVAR (Índice de Variação de Aluguéis Residenciais), lançado pela FGV, objetivado em fornecer uma análise mais precisa da variação dos preços de locação no espaço de tempo.

Isto porque, ao contrário do IGP-M e demais índices, o IVAR levará em consideração apenas locações de imóveis, sendo calculado com base em uma média de dados de aluguéis celebrados das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre (até a data desta publicação).

Por certo, o IVAR entregará aos locadores e locatários um índice de correção de valores mais próximo da realidade imobiliária, se abstendo da volatilidade dos demais preços da economia que, por vezes, não refletem a variação real ocorrida nesse setor.

Portanto, fique atento na hora de fechar ou renovar sua locação, e não deixe de procurar a ajuda de um especialista.

Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre o tema? Entre em contato conosco. Temos uma equipe preparada para te atender.

🏛 NEUMANN ADVOGADOS
Atendimento online e presencial
Agende: (33)98870-5844 l 
Fale conosco, click no link:

WhatsApp

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.